Atualmente o cidadão mato-grossense detém absoluta comodidade quando se trata de consultar o contracheque. É isso mesmo, a Secretaria do Estado e Gestão do Mato Grosso viabiliza aos servidores a consulta do demonstrativo de pagamento de forma on-line.
Os servidores usufruem deste recurso por meio do site numa área de consulta de contracheque, para ver os registros que foram emitidos durante o mês.
Dentro do Portal do Servidor existe o link de serviço de holerite (termo mais utilizado na região sul e sudeste do país) que nada mais é do que o contracheque.
Documento de suma importância para os servidores ativos e inativos, sendo o guia para que eles entendam detalhadamente o cálculo do salário líquido.
Pois o contracheque apresenta não só o valor líquido que foi creditado na conta do servidor, mas também outras referências do tipo:
- Imposto de Renda retido na fonte;
- Recolhimento para previdência;
- Adiantamento salarial;
- FGTS para celetistas;
- Pensão alimentícia;
- Descontos;
- Seguros;
- Faltas.
O termo holerite está em destaque no site e serve de caminho para consultar o contracheque dentro do portal, que na verdade é bastante simples de encontrar.
Mesmo assim, é importante acompanhar os próximos tópicos para aprender o passo a passo e não ficar com dúvidas na hora de consultar o contracheque Mato Grosso.
Como Ver O Contracheque de Mato Grosso MT?
A consulta do contracheque estadual pode ser feita através do site oficial da Secretaria De Planejamento e Gestão do Mato Grosso.
No ato da consulta, o servidor deverá ter em mãos o número de matrícula e CPF, ou fazer o cadastro para o primeiro login.
Não possuir esses dados citados inviabiliza a consulta no site, sendo necessário obtê-los no setor de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas.
Estando ele liberado para entrar no sistema, resta apenas seguir as instruções e consultar o contracheque estadual:
Entrar no Portal do Servidor – Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG);
Na sequência digitar a matrícula e senha, (para o primeiro login é preciso clicar em Esqueci minha senha e seguir as orientações na tela);
Ao abrir a página inicial, procurar a opção Portal do Servidor;
Em seguida clicar no link Holerite;
Por fim, informar os dados necessários para fazer a consulta do contracheque MT.
Para os servidores aposentados e pensionistas, a consulta do contracheque é feita pelo portal chamado de MTPrev.
Eles devem possuir os mesmos dados de matrícula e senha para realizar a consulta on-line.
Entrar no Portal MTPrev, descer a tela e clicar nas opções Aposentado ou Pensionista;
Em seguida inserir número de matrícula, senha e entrar no sistema;
Para os casos de primeiro login é preciso clicar em Esqueci minha senha e seguir as orientações na tela;
Ao retornar a página de entrada deve fazer o mesmo procedimento: inserir novamente os dados;
Dentro da página inicial, procurar o link Holerite e realizar a consulta;
Depois é só aguardar o sistema exibir o demonstrativo de pagamento.
Quais As Outras Funções Do Portal Do Servidor MT?
As outras funções do Portal do Servidor MT, permitem realizar ações que têm relação com a situação atual ou futura do servidor, seja ele ativo ou inativo.
Por exemplo, para servidores ativos o portal possibilita verificar:
Averbação de tempo de contribuição;
Agendamento de aposentadoria;
Consulta de processos.
Já para os aposentados e pensionistas o MTPrev possibilita a verificação de:
Revisão de benefício de aposentadoria e pensão;
Inclusão de dependentes;
Consulta de processos;
Atualização cadastral;
Recadastramento.
Conclusão
Conhecemos um pouco mais sobre o processo de consulta do contracheque Mato Grosso, apresentamos os canais disponíveis para que o servidor veja os detalhes sobre o seu pagamento.
Também vimos que o Portal do Servidor oferece outras funcionalidades que são muito úteis para os servidores ativos e inativos. Falamos ainda sobre como proceder para visualizar as informações do contracheque, mesmo em caso de primeiro login.
Desse modo, tanto a consulta do contracheque MT, quanto outros serviços podem ser feitos pelos portais on-line, garantindo mais comodidade e rapidez na comunicação entre estado e servidor.
Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço, e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.